De acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Jackson, na Flórida, três mergulhadores exploravam o local juntos, mas apenas dois sobreviveram
Uma aventura em uma das cavernas submersas mais conhecidas da Flórida terminou em tragédia. Um mergulhador morreu e outros dois foram resgatados após explorarem as perigosas Twin Caves, que atraem aventureiros de várias partes do mundo. O corpo da vítima foi encontrado na terça-feira, 18, depois que o Gabinete do Xerife do Condado de Jackson foi alertado, por volta das 13h15, de que o grupo estava "atrasado" para retornar à superfície.
"Imediatamente, uma operação de resgate foi iniciada. Como resultado, dois mergulhadores saíram das cavernas em segurança", informou a polícia em comunicado. "Infelizmente, a operação levou à recuperação de um terceiro mergulhador que estava morto", completaram as autoridades.
Segundo informações do portal Extra, os três mergulhadores, todos da Flórida, exploravam o local juntos. As identidades não foram divulgadas, e a causa da morte do mergulhador segue sob investigação pelo legista responsável.
Localizadas no fundo do Lago Merritt's Mill, próximo à cidade de Marianna, as Twin Caves são conhecidas por suas águas de um azul cristalino e duas amplas aberturas que convidam à exploração. Segundo o site "Caveatlas.com", as passagens da caverna se estendem por dezenas de metros e continuam em profundidades cada vez maiores. No entanto, apesar de sua beleza, o local esconde armadilhas fatais.
As águas transparentes das Twin Caves podem enganar os mergulhadores menos experientes. As passagens estreitas e labirínticas são escuras e facilmente desorientam quem se aventura, além de o lodo no fundo reduzir drasticamente a visibilidade. Em situações de baixa visibilidade, é comum que grupos se separem, aumentando o risco de acidentes. Há relatos frequentes de pânico em cenários como esse.
Além disso, as superfícies ásperas das cavernas podem danificar o equipamento de mergulho. O experiente explorador Andy Pitkin alerta que partículas de rochas e conchas, levadas por correntes rápidas de águas de nascente, podem bloquear sistemas de respiração e comprometer a segurança dos mergulhadores.
Em fevereiro, as Twin Caves já haviam sido palco de outro resgate dramático. Na ocasião, um homem e seus dois filhos se perderam durante a exploração. Uma das integrantes do grupo, identificada como Alexandra, só sobreviveu porque conseguiu encontrar um bolsão de ar enquanto aguardava socorro.