O item foi achado por um mergulhador amador em outubro deste ano, na enseada de Haifa, em Israel
Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/10/2021, às 12h02 - Atualizado em 26/12/2021, às 10h00
Em outubro deste ano, um mergulhador amador encontrou uma espada em uma enseada localizada no Mar Mediterrâneo, perto da cidade de Haifa, em Israel. Na ocasião, o homem reconheceu o objeto, que está incrustado por organismos marinhos, após uma corrente remover parte da areia que estava em cima do item.
A Autoridade de Antiguidades de Israel afirmou, no dia 18 daquele mês, que a espada pode ter pertencido a um cruzado que foi até a antiga Terra Santa.
O diretor da unidade de Arqueologia Marinha da organização, Kobi Sharvit, disse em entrevista que acreditava que a região da enseada pode ter servido de abrigo para marinheiros e seus navios.
Essas condições atraíram navios mercantes ao longo dos tempos, deixando para trás ricos achados arqueológicos", explicou Kobi.
Desde então, a espada passa por um processo de limpeza e restauração feito por especialistas. Posteriormente, ela será exposta.