Bebê nasceu com condição extremamente rara que faz com que ele tenha dois pênis na cidade de Islamabade, capital do Paquistão
Na cidade de Islamabade, capital do Paquistão, algo extremamente raro aconteceu: um bebê do sexo masculino nasceu com dois pênis e sem ânus. Os médicos que acompanharam o caso da criança explicam que ele tem uma condição raríssima chamada "difalia", também conhecida como "duplicação peniana".
O tabloide britânico Daily Mail originalmente reportou o caso, informando que o bebê conseguia urinar por "ambos os orifícios", como repercutiu o portal de notícias UOL. A equipe médica que cuidou do caso manteve os dois genitais intactos, mas desviou uma extremidade do cólon do bebê para uma abertura no lado esquerdo inferior do abdômen, permitindo assim que ele pudesse defecar, mesmo sem um ânus.
O garoto nasceu após uma gestação de 36 semanas, e recebeu cirurgia e tratamento no Hospital Infantil do Instituto de Ciências Médicas do Paquistão.
Em um artigo científico publicado em abril no International Journal of Surgery Case Reports, a equipe médica que tratou do bebê paquistanês explicou o processo da cirurgia, que manteve os dois órgãos com os quais ele nasceu e criou uma alternativa ao ânus, para que a criança pudesse defecar.
Nesse estudo, os autores afirmam que as chances de se ter difalia, pelo menos até onde a ciência a identifica, são de uma em seis milhões. Só 100 casos foram registrados no mundo, e o primeiro deles data de 1609. O paciente paquistanês e sua família não tiveram suas identidades divulgadas pelos pesquisadores.
Ainda não se sabe o porquê uma condição como a difalia acontece, se há fatores de risco ou se tudo que a envolve é só uma obra do acaso. A difalia pode ser categorizada em completa, quando ambos os pênis estão bem desenvolvidos, como no caso do bebê paquistanês, ou parcial, quando um dos membros é menor ou deformado se comparado com o outro.