Cathal McDonagh, de 12 anos, brincava perto de sua casa quando, sem querer, esbarrou no artefato milenar
Um garoto de 12 anos chamado Cathal McDonagh decidiu ignorar seus deveres escolares por um dia e ir brincar perto de sua casa. Nessa jornada nenhum um pouco incomum acabou encontrado um antigo barco de 4 mil anos. A descoberta foi feita em um lago em Lisacul, no condado de Roscommon, na Irlanda.
Enquanto brincava em uma parte rasa do lago, o menino tropeçou em um pedaço de madeira. Quando tentou levantá-lo percebeu que se tratava de um objeto muito maior do que imaginava, e chamou seus pais e irmãos, que também se assustaram com o artefato.
O barco será analisado pela Unidade de Arqueologia Subaquática do Departamento de Cultura, Patrimônio da Irlanda. Até agora, os especialistas afirmaram que o objeto possui pouco mais de 5 metros, podendo ser da Idade Média ou ainda muito mais antigo, especula-se que ele chegue até 4 mil anos de idade.
Até que os arqueólogos possam examinar com cuidado o artefato, a família foi instruída a recolocá-lo no lago, para preservar ainda mais seu estado — que já impressionante. Os pesquisadores se surpreenderam com o achado, pois quase não há vestígios de barcos de madeira na região.