O gato desapareceu em um voo doméstico; a equipe de busca também conta com bombeiros e especialistas em aviação
Na última sexta-feira, 14, Jorge Silva, ministro dos Direitos do Consumidor da Bolívia, declarou em comunicado a uma rádio local que uma “médium animal” foi chamada para integrar a equipe de busca, juntamente com bombeiros e autoridades da aviação, que trabalha para localizar o gato Tito, desaparecido em um voo doméstico em dezembro de 2022.
Através de suas técnicas, [a psíquica] pode se comunicar com Tito para descobrir onde ele está. Estamos esgotando todos os nossos recursos para encontrar Tito", explicou Silva.
Segundo informações publicadas pelo portal G1, Andrea Iturre, tutora de Tito, publicou uma foto do gato em uma rede social e o post viralizou após ela explicar que a companhia aérea responsável pelo transporte, a Boliviana de Aviación (BoA), colocou o animal no porão da aeronave. Posteriormente, quando chegou em seu destino, a cidade de Santa Cruz, Iturre não encontrou mais Tito.
Em comunicado, Néstor Ríos, diretor-executivo da Autoridade de Regulação e Supervisão de Telecomunicações e Transportes (ATT), declarou que a companhia aérea e Andrea Iturre entraram em um acordo, a respeito das reclamações efetuadas pela responsável do animal. Além disso, uma multa foi aplicada para a empresa BoA.
Esse acordo incorpora ações e indenizações em favor do usuário. A seu pedido, reservam-se as condições acordadas, mas o importante é que a passageira ficou plenamente satisfeita. Portanto, a reclamação na via administrativa está encerrada".
Apesar dos acordos fechados entre as partes envolvidas no caso, ONGs e projetos em defesa dos animais continuam se manifestando publicamente contra o ocorrido na companhia Boliviana de Aviación.
Andrea também pediu para que as buscas não sejam encerradas e que as pessoas sigam atentas a qualquer sinal de Tito.
Não parei e não vou parar de procurá-lo", disse ela.