Milhões de medicamentos de diversos tipos estão prestes a perder a validade
O Ministério da Saúde anunciou que irá elaborar, em breve, um plano para distribuir à população milhões de medicamentos que estão perto do vencimento.
Um relatório feito pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados mostra que, desde 2019, o Brasil já desperdiçou R$ 2,2 bilhões em medicamentos, vacinas e outros insumos. Agora, há cerca de 75 milhões de itens a vencer.
De acordo com um levantamento do Jornal Nacional, desde março, 27 tipos de itens já venceram, incluindo anestésicos, analgésicos, vacinas e insumos como seringas. A lista de itens vencidos ainda inclui a insulina análoga de ação rápida, usada por pacientes com diabetes tipo 1, uma situação preocupante, conforme aponta a Sociedade Brasileira de Endocrinologia.
Ver acontecer um descarte de medicação de alto custo, que poderia estar sendo aplicado à população, que se beneficiaria dela, é sempre visto com tristeza”, disse Paulo Augusto Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, à fonte.
Também constam na lista insumos que vencem até o fim do mês de junho. São, ao todo, 63 tipos de medicamentos, sendo que alguns deles são usados no tratamento de doenças graves e doenças crônicas. Também há 16 diferentes vacinas que rendem mais de 1,6 milhão de doses, além de 14 insumos, como kits para diagnóstico de dengue e sarampo.