O pico das águas pode superar 1,90 metros de altura — registrando uma piores inundações dos últimos 50 anos
A cidade de Veneza, na Itália, registrou na noite de ontem, terça-feira, 12, uma das piores inundações da História. A noite na cidade italiana foi de extrema tensão. Uma acqua alta, ou maré alta, invadiu lojas, cafés e diversas empresas. Segundo o Centro de Marés de Veneza, o pico das águas pode superar 1,90 metros de altura. A situação fez as autoridades locais declararem estado de emergência.
Por volta da meia-noite foi possível ouvir sirenes soarem pela cidade. Nesse mesmo horário, o Centro de Marés registrou um pico de 1,87 metros de água, o maior índice desde o recorde registrado em 4 de novembro de 1966.
O prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, usou sua conta oficial no Twitter para se manifestar: “Enfrentamos uma maré mais que excepcional. Todos estão mobilizados para manejar a emergência”.
"Amanhã [hoje, dia 13] pediremos o estado de catástrofe natural porque os custos [os danos] serão provavelmente significativos e se espera que o nível da água continue subindo", continuou Brugnaro. "Necessitamos que todos nos ajudem a lidar com o que é claramente o impacto da mudança climática".
Apesar do cuidado das autoridades locais, um idoso acabou morrendo em consequência da inundação. Segundo a CNN, o homem estava tentando acionar as bombas elétricas em sua casa na Ilha de Pellestrina, em Veneza.
O mau tempo tem atormentado a Itália essa semana e, ao que indicam os meteorologistas, parece que esse cenário vai se estender pelos próximos dias. A CBS informou que, nos últimos dias, a cidade de Policoro — uma região conhecida por suas antigas ruínas grega — foi atingida por um turbilhão que levou o telhado de duas casas. Já na mesma região da Basilicata, a cidade turística de Matera, famosa por suas antigas cavernas, foi inundada após fortes chuvas.
Um fato histórico que tem preocupado muitos moradores e também as autoridades locais é que, nas últimas duas décadas, Veneza sofreu três entre as cinco grandes inundações de sua história. Inclusive, a mais recente delas aconteceu no ano passado.