Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Avião

Malaysia Airlines: sinal detectado pode auxiliar nas buscas por avião desaparecido

Mistério do desaparecimento de aeronave da Malaysia Airlines, ocorrido há dez anos, pode estar mais próximo de ser resolvido

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 21/06/2024, às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Avião da Malaysia Airlines que desapareceu em 2014 - Wikimedia Commons/Laurent Herrera
Avião da Malaysia Airlines que desapareceu em 2014 - Wikimedia Commons/Laurent Herrera

Muitas pessoas ao redor do mundo se perguntuntaram, durante uma década, o que teria acontecido com o voo MH370 da Malaysia Airlines após seu desaparecimento. Agora, esse mistério pode estar mais próximo de ser resolvido, uma vez que pesquisadores britânicos detectaram um novo sinal que pode indicar a localização do avião.

A Universidade de Cardiff informou que o sinal foi captado por hidrofones no momento presumido da queda do MH370, em 8 de março de 2014. Embora breve, com duração de apenas seis segundos, o sinal pode ser crucial. Porém, mais testes são necessários para determinar a localização exata do acidente.

O voo MH370, com 239 pessoas a bordo, desapareceu dos radares civis da Malásia cerca de 40 minutos após decolar de Kuala Lumpur com destino a Pequim e nunca mais foi encontrado. De acordo com o portal O Globo, os pesquisadores analisaram mais de 100 horas de dados de hidrofones.

Os resultados, publicados na Scientific Reports, indicam a necessidade de uma investigação mais detalhada sobre a última localização conhecida da aeronave.

O estudo destaca que impactos violentos no oceano geram "assinaturas acústicas distintas" que podem ser registradas por hidrofones a longas distâncias.

Sinais claros

O Dr. Usama Kadri, da Escola de Matemática da Universidade de Cardiff, explicou, em comunicado publicado no site da instituição, que os hidrofones detectaram sinais claros de pressão de acidentes anteriores, mesmo a distâncias superiores a 3.000 quilômetros. Ele sugeriu que o possível ponto de impacto está próximo ao sétimo arco, onde ocorreu a última comunicação entre o avião e a INMARSAT.

Kadri recomendou que as autoridades realizem experimentos de campo com explosões controladas ao longo do sétimo arco para monitorar os sinais recebidos nas estações hidroacústicas. Ele citou exercícios semelhantes realizados na busca pelo submarino argentino ARA San Juan.

“O desaparecimento do MH370 motivou este trabalho, levantando questões sobre a detectabilidade de acidentes aéreos no oceano e o potencial uso da tecnologia hidroacústica para auxiliar nos esforços de busca e resgate. Embora ainda não tenhamos encontrado um sinal com a certeza necessária para iniciar uma nova busca, seguindo as nossas recomendações, poderíamos esclarecer a localização do MH370 ”, conclui Kadri.