Perdida em órbita terrestre, mala de ferramentas deve retornar à atmosfera terrestre em abril de 2024
Na última quarta-feira, 1º, ocorreu em plena órbita terrestre, especificamente na parte de fora da Estação Espacial Internacional (ISS), a quarta atividade extraveicular (EVA) feminina da História, realizada por Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara, astronautas da Nasa. Porém, um pequeno imprevisto marcou a missão espacial: uma mala de ferramentas foi perdida.
+ Nasa: Astronauta bate recorde americano de mais dias seguidos no espaço
De acordo com o site Olhar Digital, as astronautas realizavam serviços de reparo em áreas externas da ISS, em uma caminhada espacial que durou seis horas e 42 minutos. Na ocasião, substituíram um conjunto de rolamentos da matriz de energia solar do laboratório orbital, além de ajustarem a configuração de um cabo que vinha provocando interferência em uma câmera externa.
A dupla ainda tinha uma terceira tarefa a realizar: remover e guardar o Grupo de Radiofrequência — uma caixa eletrônica de comunicações —, mas o trabalho não pôde ser finalizado. Isso porque, em meio à atividade, a mala de ferramentas utilizada pelas astronautas foi perdida, ao ponto de sua recuperação ser impossível.
Apesar do imprevisto, o objeto não é razão para preocupação por parte dos astronautas. Controladores de voo avistaram o objeto com câmeras externas da ISS e, após uma análise de sua trajetória, foi determinado que o risco de colisão com a estação espacial é mínimo, e toda a estrutura e tripulação estão seguros.
+ A saga do satélite 'zumbi' que passou a emitir sons após quatro décadas
Alguns podem pensar que a mala de ferramentas foi condenada a vagar eternamente pelo cosmo, sendo apenas mais um resquício de lixo espacial deixado pela humanidade. No entanto, estimativas iniciais indicam que o objeto deve retornar à atmosfera terrestre em 21 de abril de 2024, com uma margem de erro de até 84 horas, para mais ou para menos.