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Notícias / Processo

Mãe processa companhia aérea após ser acusada de traficar filha negra

A mãe, que é branca, processou a companhia por voo que fez para participar do funeral de seu irmão, em 2021

Redação Publicado em 07/08/2023, às 11h51 - Atualizado às 12h01

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Imagem ilustrativa de visão de dentro de um avião - Foto de StockSnap, via Pixabay
Imagem ilustrativa de visão de dentro de um avião - Foto de StockSnap, via Pixabay

A companhia aérea Southwest Airlines está enfrentando um processo de discriminação racial movido por uma mãe que alega ter sido acusada injustamente de tráfico humano enquanto viajava com sua filha.

Mary MacCarthy, de ascendência branca, apresentou a ação após um incidente ocorrido em outubro de 2021, quando ela voava da Califórnia para Denver para participar do funeral de seu irmão.

Segundo a queixa apresentada na quinta-feira, 3, durante o voo, um funcionário da Southwest entrou em contato com o Departamento de Polícia de Denver, alegando suspeita de tráfico de crianças com base apenas na diferença de cor de pele entre Mary e sua filha, que é negra.

A chegada da mãe e filha ao destino foi marcada por uma abordagem policial, onde foram questionadas devido à denúncia infundada. "Os policiais começaram a questionar a Sra. MacCarthy e deixaram claro que receberam a informação racista e que sua filha estava possivelmente sendo traficada simplesmente pelo fato de que a Sra. MacCarthy é branca e, sua filha, negra", informa o processo.

Após um interrogatório extensivo, durante o qual a filha da Sra. MacCarthy começou a chorar, a Sra. MacCarthy foi finalmente autorizada pelos policiais a sair, mas não antes que essa demonstração de racismo flagrante da Southwest Airlines causasse à Sra. MacCarthy e sua filha extrema angústia emocional."

Pedido de desculpas

Em uma mensagem enviada à equipe de mídia da Southwest, Mary exige um pedido de desculpas por escrito, reembolso total das passagens e uma compensação adicional pelos danos causados à família, especialmente à sua filha de apenas 10 anos.

Embora a Southwest tenha lamentado o incidente anteriormente, recusou-se a comentar sobre o processo. Mary busca uma indenização não especificada por danos morais, incluindo sofrimento emocional, angústia mental e também inconveniência, de acordo com a CNN Brasil.