O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar aos EUA ainda este ano
O político Fernando Haddad(PT) declarou ontem, quarta-feira, 30, que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva(PT) deve viajar aos Estados Unidos para se encontrar com Joe Biden antes da posse do cargo.
A ideia surgiu logo após a eleição, porém houve mudança de planos, de modo que a visita passaria a ser feita somente nos primeiros meses de 2023. Contudo, conforme informou o Ex-ministro da Educação, agora há um convite oficial da Casa Branca para que o petista viaje antes mesmo do Natal.
Tive um choque de confiança com a eleição do Lula. Ela está atraindo muita atenção de estrangeiros, pude constatar isso na viagem ao Egito e a Portugal", declarou Haddad a um grupo de jornalistas.
Na próxima segunda-feira, 5, o presidente eleito receberá, em Brasília, dois enviados de Biden: o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, e o assessor para América Latina, Juan Gonzalez. As informações são do portal de notícias UOL.
No dia seguinte às eleições, o presidente norte-americano ligou para Luiz Inácio Lula da Silva a fim de parabenizá-lo por sua vitória. Além disso, durante o telefonema, o chefe de Estado falou sobre a "força das instituições democráticas", em meio ao receio de que o governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) não respeitasse o resultado das urnas.
Durante a ligação, os políticos conversaram sobre as relações diplomáticas entre os dois países e mencionaram os desafios que ambos enfrentarão a respeito das mudanças climáticas.