Presidente do México rebateu as declarações feitas por autoridades de Washington, EUA
Nesta segunda-feira, 13, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou em coletiva de imprensa que seu país é "mais seguro" que os EUA. A declaração, segundo os jornalistas locais, foi uma resposta às autoridades de Washington que, anteriormente, haviam enfatizado um alerta sobre viagens ao território mexicano, devido ao aumento de narcotraficantes no território.
O México é mais seguro que os Estados Unidos e não há nenhum problema para viajar pelo México com segurança", disse Obrador.
Segundo informações do portal UOL, o líder mexicano ainda questionou o motivo da "paranoia" americana em relação às recomendações para que seus cidadãos evitem viajar para o México. Na ocasião, as autoridades dos Estados Unidos consideraram que apenas os estados de Campeche e Yucatán oferecem segurança para as pessoas.
Conforme noticiado pelo G1, as tensões entre México e Estados Unidos se intensificaram depois que quatro americanos foram sequestrados no estado de Tamaulipas no dia 3 de março, quando o grupo viajava do Texas até a cidade de Matamoros para que um deles realizasse uma cirurgia estética. Porém, no meio do trajeto, eles acabaram parando acidentalmente no meio de um tiroteio entre duas facções criminosas locais.
De acordo com a Associated Press, a facção "Los Escorpiones", do Cartel do Golfo, assumiu o ocorrido através de uma carta. Além disso, os agentes de segurança americanos pediram para que o governo mexicano tomasse providências mais intensas acerca do tráfico de drogas.