Até recentemente, pensava-se que a tecnologia "Just Walk Out", apresentada em 2016, contava com câmeras, sensores e inteligência artificial; entenda!
Em 2016, a Amazon trouxe uma grande revolução nos mercados ao apresentar a nova tecnologia "Just Walk Out" ("apenas saia", em português), em seus mercados Amazon Fresh, em que os clientes poderiam entrar, pagar e sair sem a necessidade de caixas ou funcionários nas lojas. Porém, nesta semana foi revelado que o sistema, na verdade, era bem mais "manual" que se pensava.
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Isso porque, conforme noticiado pelo O Globo, o sistema dependia de uma equipe de indianos que fiscalizava câmeras e contabilizava as compras de mercado no sistema. Isso vai em contramão ao que se pensava, que esses mercados funcionavam com câmeras, sensores e inteligência artificial.
O sistema "Just Walk Out" contava com mais de mil funcionários que trabalhavam remotamente da Índia, assistindo e rotulando vídeos das compras para garantir que os pagamentos fossem feitos devidamente. Ou seja, na prática, os caixas apenas funcionavam remotamente, em vez de não existirem.
Conforme repercutido pelo The Information, das 44 lojas Amazon Fresh existentes nos Estados Unidos, metade contava com o sistema de caixas remotos. Com a informação recente, a demora na emissão de recibos após a saída da loja é finalmente justificada.
O The Independente também explica que, a cada 1.000 vendas do "Just Walk Out", cerca de 700 exigiam revisões humanas até 2022. Na prática, já era previsto que algumas revisões humanas fossem feitas, mas a ideia era que isso só ocorresse em 50 a cada mil vendas. No entanto, a Amazon contesta a precisão destes números divulgados.
Agora, porém, a Amazon pretende extinguir gradualmente a rede de lojas sem caixa, para investir em uma nova tecnologia: os "Carrinhos Dash". Neles, deve existir um scanner e tela embutidos em um simples carrinho de compras, que possibilita ao cliente pagar ainda enquanto faz as compras.