“Quando procuramos conhecer Jesus vemos nele muita coisa de nós mesmos, é possível iniciarmos um processo de autocrítica", explica Le Donne.
Uma das figuras mais conhecidas e admiradas da História da humanidade, Jesus Cristo conquistou diversos seguidores pelo mundo. Por meio de filosofias de amor ao próximo e compaixão, o religioso virou inspiração para diversos fieis, mas o que poucos sabem são dos detalhes íntimos da vida do profeta.
Considerado divino, o líder político e religioso foi santificado pela Igreja Católica. Ao contrário das diversas obras que já existem sobre Jesus, o livro A História de Jesus Para Quem Tem Pressa, de Anthony Le Donne, aborda questões históricas, filosóficas e midiáticas deste personagem.
Lançada em dezembro de 2019 pela Editora Valentina, a obra apresenta, em 208 páginas, aspectos pessoais do profeta, como sua real aparência, amizade com prostitutas, sua fé em Deus e seu dom em exorcizar e curar o próximo.
“Você conhecerá um Jesus encarnado e reencarnado nestes últimos 2.000 anos. O livro que você tem em mãos, portanto, não é apenas uma reconstituição da vida de Jesus. Tampouco é somente a história de uma ideia”, explica o teólogo.
Por meio de cinco capítulos breves e concisos, o autor analisa, também, produções artísticas e modernas sobre Jesus, como a cultura pop e os memes sobre o profeta. O escritor discute, ainda, a polêmica envolvendo Elton John, que já afirmou que Cristo seria homossexual.
“Quando procuramos conhecer Jesus, vemos nele muita coisa de nós mesmos, é possível iniciarmos um processo de autocrítica. Lido com Jesus na condição de historiador. Abordo a questão da evolução das suas representações culturais e artísticas como um observador de tendências culturais”, ressalta Anthony Le Donne.