Material foi entregue a estudantes em Dallas e chocou professores e pais de alunos
No Texas, Estados Unidos, alunos de até quatro anos estão recebendo livros de desenhos do Ursinho Pooh ensinando-os a "correr, se esconder e lutar" caso um atirador entre em seu prédio.
O livro Stay Safe, produzido por uma empresa de consultoria policial em Houston, foi enviado para alunos do jardim de infância e do ensino fundamental do estado; o que gerou preocupação de pais e professores em Dallas.
O material apresenta o simpático urso amante de mel, criado por A.A. Milne e ilustrado por E.H. Shepard, instruindo crianças a como reagir em um tiroteio em massa. A obra não é um livro oficial do Ursinho Pooh — mas o personagem caiu em domínio público em janeiro de 2022.
+ Após Ursinho Pooh, Cinderela também terá filme de terror sangrento
O subtítulo do livro Stay Safe é: "Se houver perigo, deixe o Ursinho Pooh e sua turma mostrarem o que fazer: corra, se esconda e lute". Correr, se esconder e lutar, aliás, são táticas aconselhadas pelo FBI "caso o impensável ocorra".
As páginas internas do livro, apresentando outros personagens do Bosque dos Cem Acres, dizem às crianças: "Se é seguro fugir, devemos CORRER como o Coelho em vez de ficar… Se o perigo estiver próximo, não tema, ESCONDER-SE como Pooh faz até a polícia aparecer". A parte de 'esconder' é ilustrada por Pooh enterrando sua cabeça em um pote de mel.
O livro foi distribuído para crianças em todas as escolas de Dallas na última segunda-feira, 22, sem ser informado anteriormente para professores ou familiares dos alunos. A entrega ocorreu na mesma semana do primeiro aniversário de Uvalde, tiroteio em massa em uma escola do Texas que terminou na morte de 19 alunos e 2 docentes.
Uma professora de uma escola primária de Dallas, com cerca de 500 alunos, disse ao The Guardian que achou o livro "terrivelmente perturbador". Ela recebeu uma pilha de cópias para dar a cada criança de sua classe. "Fiquei muito incomodada com todo o conteúdo do livro".
A professora, que pediu anonimato, acrescentou que estava preocupada com a distribuição de um livro do Ursinho Pooh em uma época em que os políticos republicanos do Texas estavam afrouxando as leis sobre armas.
O fato de as pessoas acharem que é melhor lançar este livro para uma criança do que realmente tomar qualquer atitude para impedir que os tiroteios aconteçam em nossas escolas, isso realmente me incomoda. Isso me deixa com tanta raiva, tão desapontada", desabafou.