Rapper usou suas redes sociais para pedir ‘sinceras desculpas à comunidade judaica’ por uma série de comentários antissemitas
O polêmico rapper Kanye West usou suas redes sociais para se desculpar por sua série de comentários antissemitas proferidos nos últimos meses. Em seu Instagram, a única publicação do músico, feita há cerca de 4 horas, é uma mensagem escrita em hebraico.
Peço sinceras desculpas à comunidade judaica… Não foi minha intenção magoar ou rebaixar, e lamento profundamente qualquer dor que eu possa ter causado. Estou empenhado em começar por mim mesmo e aprender com esta experiência para garantir maior sensibilidade e compreensão no futuro. Seu perdão é importante para mim e estou empenhado em fazer as pazes e promover a unidade", escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Em outubro de 2022, Kanye West, também conhecido como Ye, disse em um podcast que ele "pode dizer merdas antissemitas e a Adidas não pode me abandonar", em referência a sua parceria a marca esportiva. Já no X (antigo Twitter), o cantor ameaçou "fazer golpe de morte 3 para PESSOAS JUDAICAS".
Os comentários fizeram a Adidas cortar relações com o rapper e encerrar a lucrativa parceria de calçados Yeezy. Em dezembro de 2022, Ye voltou a causar polêmica ao dizer, em entrevista, que "vejo coisas boas em Hitler".
Todo ser humano tem algo de valor que trouxe para a mesa, especialmente Hitler… [os nazistas] também fizeram coisas boas… Há muitas coisas que adoro em Hitler". Ele também postou a imagem de uma suástica misturada com uma estrela de David, recorda o The Guardian.
+ "Eu gosto de Hitler", diz Kanye West em podcast transmitido ao vivo
As desculpas de Kanye West acontecem em meio ao lançamento de seu último álbum, Vultures, previsto para 12 de janeiro — originalmente ele deveria ser disponibilizado em 15 de dezembro, mas foi adiado.
Nos últimos dias, o rapper promoveu o lançamento do seu novo trabalho em um evento realizado em Miami. Na ocasião, ele subiu ao palco para cantar: "Eu não sou antissemita". Na apresentação, ele ainda usava um capuz preto e pontiagudo com os olhos recortados, semelhante aos trajes utilizados por membros do Ku Klux Klan (KKK).