A concorrente SpaceX, de Elon Musk, tem autorização de realizar o trajeto ao satélite natural desde abril em um contrato ainda maior
Atual homem mais rico do mundo, Jeff Bezos fez uma proposta para a NASA na última segunda-feira, 26, oferecendo US$ 2 bilhões em custos de pesquisas e desenvolvimento para a agência conceder uma licitação permitindo que sua empresa Blue Origin desenvolva aeronaves para trajetos até à Lua, como informa a CNN Brasil.
A proposta tenta se aproximar dos planos de Elon Musk, segundo homem mais rico do mundo e CEO da SpaceX, a única empresa aeroespacial privada com autorização para levar astronautas à superfície lunal, prevendo realizar as operações em 2024. Quando liberada, em abril deste ano, desembolsou US$ 2,9 bilhões.
O pedido de Bezos foi feito através de uma carta pública direcionado a um dos adiministradores da agência norte-americana, Bill Nelson, afirmando que a parceria permitirá testar tecnologias e cobrir custos excedentes de desenvolvimento de sistema, dispondo a quantia bilionária para a realização dos testes;
A Nasa mudou sua estratégia original, devido a problemas orçamentários de curto prazo, e esta oferta remove esse obstáculo. [...] Sem competição, as ambições lunares de curto e longo prazo da Nasa serão atrasadas, custarão mais caro e não servirão ao interesse nacional", acrescentou.