Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Jane Fonda

Jane Fonda é diagnosticada com câncer: ‘Fazendo quimioterapia há 6 meses’

Atriz revelou diagnóstico de linfoma não Hodgkin (LNH) e ressaltou como está “prestando atenção nas lições” que o câncer guarda para ela

Redação Publicado em 06/09/2022, às 07h53 - Atualizado às 09h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atriz Jane Fonda - Getty Images
A atriz Jane Fonda - Getty Images

A atriz e ativista Jane Fonda revelou o diagnóstico de câncer no último sábado, 3, em uma publicação nas redes sociais. No texto, a artista falou pela primeira vez sobre sua batalha contra o câncer chamado de linfoma não Hodgkin (LNH).

Em um post no Instagram, Fonda contou detalhes sobre a doença e o tratamento pelo qual está passando há cerca de seis meses. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), trata-se de um câncer — que tem mais de 20 tipos diferentes — que afeta as células do sistema linfático, quando passa a se espalhar de forma não ordenada.

Este é um câncer muito tratável. 80% das pessoas sobrevivem, então me sinto com muita sorte”, escreveu a atriz. “Estou fazendo quimioterapia há 6 meses e estou lidando muito bem com os tratamentos.”

Além de falar sobre o próprio diagnóstico, a ativista afirmou se sentir “privilegiada” por contar com plano de saúde e acesso aos melhores médicos para que pudesse ter o tratamento adequado, o que, ela diz, muitos americanos não são capazes de ter.

“Quase todas as famílias na América tiveram que lidar com câncer uma vez ou outra e muitas não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade que estou recebendo e isso não está certo”, ressaltou.

“Lições”

Jane Fonda em abril deste ano / Getty Images

Segundo a Rolling Stone Brasil, Fonda também escreveu em como acredita que o câncer é um “professor”. “E estou prestando atenção nas lições que ele guarda para mim. A doença, junto com minha idade — quase 85 — definitivamente ensina a importância de se adaptar a novas realidades”, destacou.

Ela ainda fez uma reflexão: “Uma coisa que já me mostrou é a importância da comunidade. De crescer e aprofundar a comunidade para que não estejamos sozinhos”.