Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: Tia sai em defesa de Lyle e Erik Menendez

Após lançamento de série e documentário da Netflix, tia de Lyle e Erik Menendez se pronunciou durante coletiva de imprensa

Redação Publicado em 17/10/2024, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joan Andersen VanderMolen (à esqu.) e os irmãos Menendez (à dir.) - Divulgação e Getty Images
Joan Andersen VanderMolen (à esqu.) e os irmãos Menendez (à dir.) - Divulgação e Getty Images

Joan Andersen VanderMolen, irmã da falecida Kitty, tia dos irmãos Menendez, fez um apelo solicitando que as autoridades revisem as sentenças de prisão perpétua impostas a Erik e Lyle Menendez pelo assassinato de seus pais, ocorrido em 1989.

Na última quarta-feira, 16, aproximadamente duas dezenas de familiares dos irmãos Menendez se reuniram em uma coletiva de imprensa em frente ao tribunal criminal do Condado de Los Angeles.

Eles clamaram aos promotores que recomendem a revisão das penas ou até mesmo a libertação dos irmãos.Erik e Lyle cumprem pena de prisão perpétua em uma penitenciária estadual da Califórnia pelo homicídio de seus pais, José e Kitty Menendez, em 1989, na residência da família em Beverly Hills.

No início deste mês, George Gascón, promotor do Condado de Los Angeles, anunciou que está reavaliando as condenações dos irmãos à luz de novas evidências. A pressão para que os irmãos sejam libertos aumentou com a descoberta de uma carta datada de 1988.

Novas evidências

O documento foi anexado a um processo apresentado ao Tribunal Superior de Los Angeles no ano passado e parecia corroborar as alegações dos irmãos de que agiram em legítima defesa após anos de abusos por parte dos pais.

Parte do conteúdo da carta manuscrita por Erik diz: "Tenho tentado evitar o pai. Está acontecendo ainda Andy, mas agora está pior para mim", refletindo o desespero diante dos abusos.

Outra evidência significativa emergiu quando Roy Rosselló, ex-integrante de uma banda pop, afirmou ter sido abusado sexualmente por José Menendez na série documental "Menendez + Menudo: Boys Betrayed", lançado em 2023.

Mais de 20 parentes dos irmãos, acompanhados pela advogada e ativista Rosie O'Donnell e pelo advogado de defesa Mark Geragos, se manifestaram. Geragos destacou que desde 2005 os irmãos esgotaram todas as vias legais e aceitaram sua condição até que as novas provas trouxeram esperança.

Pedido de libertação

Joan Anderson VanderMolen compartilhou um depoimento comovente durante a coletiva. Aos 85 anos, ela descreveu os anos após o assassinato como um "pesadelo" e defendeu que as ações dos sobrinhos foram uma resposta desesperada às crueldades do pai. 

Suas ações, embora trágicas, foram a resposta desesperada de dois meninos tentando sobreviver à crueldade indizível de seu pai", afirmou a tia. "A verdade é que Lyle e Erik foram abandonados pelas mesmas pessoas que deveriam protegê-los."

Brian Anderson, sobrinho de Kitty Menendez, descreveu os primos como "sobreviventes" merecedores de uma segunda chance.

Após a coletiva, a família incentivou o público a apoiar sua petição pela libertação dos irmãos antes de se reunir privadamente com o promotor Gascón. Em declaração à ABC News, Gascón revelou sua intenção de tomar uma decisão sobre a possível reavaliação das sentenças ainda este mês.

Caso ele recomende nova sentença, caberá ao juiz decidir se os irmãos serão liberados, receberão uma pena reduzida ou enfrentarão um novo julgamento