Após ouvir veredito, o homem virou uma garrafa com líquido letal na boca
Autoridades do estado norte-americano do Texas, nos Estados Unidos, revelaram na última terça-feira, 7, que Edward Leclairusou nitrito de sódio para cometer suicídio após ouvir o veredito que o considerava culpado. É importante destacar que o caso analisado pela investigação concluída recentemente ocorreu em 2022.
Na época, o homem de 57 anos respondia em tribunal a cinco acusações de abuso sexual de menores, tendo virado uma garrafa com um líquido turvo na boca após ouvir a conclusão de seu julgamento.
O ato, que a princípio não despertou suspeitas, teria consequências fatais: isso, pois o réu havia acabado de ingerir nitrato de sódio, um composto químico cujos efeitos tóxicos o levariam a óbito.
Na ocasião, Leclair foi escoltado por oficiais para uma cela nas dependências do estabelecimento, sendo posteriormente encontrado inconsciente. O criminoso chegou a ser enviado para o hospital, mas foi declarado como morto assim que os profissionais de saúde o receberam.
Conforme revelado pela polícia do Texas em um comunicado repercutido pelo New York Post, as câmeras de segurança do tribunal mostraram o réu comprando uma garrafa de água durante a deliberação do júri.
A posterior investigação do caso chegou à conclusão que o homem teria usado este meio tempo para adicionar a substância tóxica, que é solúvel em água, ao líquido que comprou. Vale mencionar que, àquele ponto, Leclair já estava consciente que se fosse considerado culpado, poderia receber uma sentença de até 100 anos.
O momento em que bebeu sua receita fatal também foi fundamental: de acordo com um comentário de seu advogado, Mike Howard, bastaria um atraso de alguns instantes para o estadunidense não conseguir mais consumir o nitrato de sódio.
Se ele tivesse esperado mais 30 segundos, estaria sob custódia do xerife e não teria acesso àquela garrafa de água", avaliou o profissional, também segundo o New York Post.