Lenda da aviação desapareceu em 1937, no Oceano Pacífico, enquanto tentava voar ao redor do mundo
Há quase 90 anos, o desaparecimento de Amelia Earhart se tornou um dos grandes mistérios da história. A lenda da aviação tentava ser a primeira mulher a voar ao redor do mundo quado seu avião sumiu perto da Ilha Howland, no Oceano Pacífico, em 1937.
Desde então, nenhum vestígio da norte-americana ou de seu navegador Fred Noonan foi encontrado; o que gerou teorias bizarras sobre o sumiço. Mas, no ano passado, uma nova investigação começou para tentar dar uma resposta sobre o que aconteceu com Amelia.
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Conforme aponta o Daily Mail, uma série de letras e números foram encontrados escondidos gravados em um painel de alumínio que apareceu na Ilha Nikumaroro, no oeste do Pacífico, perto de onde o avião de Earhart desapareceu.
O achado causou entusiasmo entre os pesquisadores, que acreditavam estar perto de encontrar respostas para um dos maiores mistérios do século 20, mas, pelo menos por enquanto, essas esperanças foram frustradas.
Afinal, constou-se que o painel não pertencia à aeronave de Earhart, mas sim a um avião que caiu durante a Segunda Guerra Mundial, ao menos seis anos depois.
O fato não desanimou os investigadores, que atualmente estudam uma nova imagem que acreditam ser de uma tampa de motor que está enterrada debaixo d'água perto de Nikumaroro, que poderia ter vindo do avião de Earhart.
As pesquisas são feitas pelos Grupo Internacional para Recuperação de Aeronaves Históricas (TIGHAR), sob direção do diretor-executivo Ric Gillespie, que está à frente das buscas por Amelia há mais de três décadas.
Ao Daily Mail, ele apontou que um especialista em imagens forenses estava analisando uma foto subaquática tirada durante uma expedição a Nikumaroro, em 2009. "Há um objeto na foto que parece ser a capota de um motor Lockheed Electra".
A semelhança com a capota do motor e o eixo de transmissão só foi notada anos depois e a localização exata não foi anotada na época, o que significou que as tentativas de realocar o objeto foram infrutíferas", continuou.
Caso a análise comprove se tratar da tampa do avião de Earhart, isso não revelaria totalmente o que aconteceu com a aviadora, mas ajudaria a desmistificar certas teorias e fortalecer outras, como a crença de que o avião tenha pousado em Nikumaroro, onde Earhart e Noonan eventualmente morreram.
Até então, o grupo esperava que o painel de alumínio ajudasse a reforçar essa ideia — descoberto em 1991, sendo denominado de 2-2-V-1, a peça poderia ter sido remendada à aeronave de Earhart.
No ano passado, letras e números não visíveis ao olho humano foram identificadas na placa, o que poderia estar relacionada a um código de fabricação. Elas eram: 'D24', 'XRO' e '335' ou '385'.
Ao buscar pistas sobre as origens da escrita, os pesquisadores chegaram a uma conclusão que levava para outro caminho: "Nosso especialista em imagens forenses, Jeff Glickman, ainda está trabalhando em seu relatório final, mas parece que o 2-2-V-1 é da superfície superior da asa de um Douglas C-47 da Segunda Guerra Mundial", disse Gillespie.
Decepcionante depois de todos esses anos e de tantas semelhanças promissoras com o patch do Electra de Earhart, mas ciência é o que é", lamentou. "Isso, é claro, não tem relação com todas as outras evidências que colocam Earhart em Nikumaroro."