Em entrevista, ex-funcionário revelou que teve treinamento baseado no filme protagonizado por Leonardo DiCaprio
Uma série de empresas de fachada criadas em Portugal com o suposto propósito de ensinar seus clientes a fazerem investimentos no mercado de ações estão atualmente sendo processadas por brasileiros que teriam caído na farsa.
Conforme informações divulgadas pelo portal O Globo, um único advogado afirma representar nada menos que 35 clientes vitimados pelos golpes. Em conjunto, eles teriam perdido 1,3 milhão de reais após terem sido alvo do esquema fraudulento.
As empresas falsas, que frequentemente mudam de nome para se manterem desconhecidas, contratam exclusivamente brasileiros para aplicarem seus golpes. Eles são realizados via telefone, com o "vendedor" convencendo a vítima a fazer depósitos bancários para receberem um serviço de consultoria.
Ainda segundo o veículo, um dos ex-funcionários do local relatou ter recebido um treinamento inspirado no filme "O Lobo de Wall Street", protagonizado por Leonardo DiCaprio. O objetivo seria conseguir que os clientes caíssem no calote em questão de minutos.
A ligação precisa ser feliz, chamando pelo nome do cliente com tom de voz animado. O segundo passo é sondar se o cliente entende de investimentos. Eles diziam que poderíamos mentir o quanto fosse necessário para fazer a pessoa depositar o dinheiro. Fazemos ela depositar em linha, para que tudo seja feito na mesma chamada", explicou outro brasileiro a ter trabalhado para a empresa de fachada.
Depois do calote inicial à vítima, um suposto especialista no mercado financeiro entra em contato a fim de convencê-la a fazer mais "investimentos". A fraude continua até a pessoa pedir para sacar o dinheiro, momento em que a empresa alega que o capital foi perdido devido à uma flutuação das ações.
O especialista entra na cabeça do cliente, liga mais vezes e a vítima já está com o dinheiro na conta da empresa, acaba atendendo e é convencido a pegar empréstimos para continuar a 'investir'. Ele faz os depósitos aumentarem até a vítima não aguentar mais, querendo sacar. É nessa hora que é informada que perdeu tudo. Teve cliente perdendo US$ 15 mil (R$ 75 mil)", afirmou a fonte ainda, segundo o site O Globo.