Rafa Kalimann enfrentou duras críticas nesta quinta-feira, 24
Após Vladimir Putin, presidente da Rússia, ter iniciado a invasão da Rússia na Ucrânia nesta quinta-feira, 24, muitos internautas têm encontrado dúvidas a respeito da invasão e os desdobramentos.
Ao utilizar suas redes sociais nesta quinta-feira, Rafa Kalimann, atual apresentadora de um quadro do programa Big Brother Brasil, aproveitou sua visibilidade para explicar o que acontece neste momento na Ucrânia, contudo, internautas não reagiram bem.
Apesar de ter advertido os usuários do Twitter ao publicar se "tiver algum ponto de equívoco", e que se tratava de um 'resumo pessoal', a influencer se deparou com inúmeras criticas.
Rafaela, você não é internacionalista, você não é jornalista política, você não possui instrução em ciência política ou qualquer percepção de história internacional ou sequer de política externa. Em respeito aos seus seguidores, apague isso. É pura desinformação", escreveu um internauta.
Bom, ao escrever no Twitter, a apresentadora de entretenimento recapitulou a criação da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte', durante a Guerra Fria entre URSS e EUA.
Vou tentar resumir pra vocês sobre a Rússia e a Ucrânia:
— Rafa Kalimann (@rafakalimann_) February 24, 2022
*o que eu entendo sobre, se tiver alguma ponto de equívoco, me falem. E por favor pesquisem pra aprofundar, é só um resumo pessoal.
"Existe a organização que os EUA e muitos países fazem parte que é a OTAN e existiu a URSS que a Rússia fazia parte. Com o tempo a OTAN se mostrou mais eficiente do que a URSS que foi rompida com o fim da guerra fria e muitos países começaram a formar aliança com a OTAN", escreveu ela. "Mas a Ucrânia que se tornou independente há apenas 30 anos, não. E desde então existe uma indecisão se ela se torna mais próxima da Rússia ou da OTAN (lado dos EUA) onde ela demonstrou ter uma tendência maior nos últimos anos e pra Rússia isso não é nada bom".
Em seguida, Rafa ressalta que existem questões 'culturais envolvidas'.
"Acontece a Rússia ainda vê a Ucrânia como “parte deles”. Importante frisar que antes a capital da Rússia era Kiev, que hoje é a capital da Ucrânia, tem muitas questões culturais envolvidas, famílias formadas por ucranianos e russos por exemplo", continua ela.
"O x da questão é que a Rússia não quer um vizinho convertido ao ocidente, um vizinho inscrito na Otan, eles querem preservar sua influência sobre uma área que já foi a cabeça da União Soviética. Tem a ver com laços culturais, mas sobretudo com laços políticos", finaliza.
Após a publicação, internautas chamaram atenção da influenciadora.
"Não é hora de "emitir opinião", é hora de acompanhar especialistas sobre o tema p/ q consigamos enxergar para além das manchetes. Não existe "resumo pessoal" de uma pessoa sem qlqer formação na área em um momento tão sério, Rafaela. Apague isso", escreveu outro.
Não é hora de "emitir opinião", é hora de acompanhar especialistas sobre o tema p/ q consigamos enxergar para além das manchetes.
— GuiXimenes 🇧🇷🏴 (@GuiXimEnEs) February 24, 2022
Não existe "resumo pessoal" de uma pessoa sem qlqer formação na área em um momento tão sério, Rafaela.
Apague isso.
Outro perfil pediu para a apresentadora 'ter noção'.
"Minha filha, tenha noção! Se você não possui conhecimentos apurados/aprofundados sobre o assunto, não publique nada sobre. Você como influencer de milhões de seguidores não pode prestar desserviço assim, tenha responsabilidade".
Minha filha, tenha noção! Se você não possui conhecimentos apurados/aprofundados sobre o assunto, não publique nada sobre. Você como influencer de milhões de seguidores não pode prestar desserviço assim, tenha responsabilidade.
— Leandro Conceição (@leandroconsi) February 24, 2022
Outros internautas defenderam a apresentadora. Após uma conta responder a publicação com 'deixa para quem entende do assunto', um internauta rebateu.
"Ela colocou de forma resumida o que a história conta, não tem lógica você vim aqui e postar vamos deixar pra quem entende, se for assim teria que erradicar a aula de história da grade curricular, de acordo com sua opinião, né? Menos", escreveu.
Ela colocou de forma resumida o que a história conta, não tem lógica você vim aqui e postar vamos deixar pra quem entende, se for assim teria que erradicar a aula de história da grade curricular, de acordo com sua opinião, né? Menos
— Indestrutível (@indestrutivel8) February 24, 2022
"O povo caindo em cima dizendo que você não sabe do que tá falando, sendo que você não falou nada de errado e isso só demonstra que estão tão desesperados pra lacrar, que eles próprios sabem tão pouco ou até menos que você", defendeu outro internauta.
o povo caindo em cima dizendo que você não sabe do que tá falando, sendo que você não falou nada de errado e isso só demonstra que estão tão desesperados pra lacrar, que eles próprios sabem tão pouco ou até menos que você pic.twitter.com/NfjvJl4b7O
— lucas da quebrada (@luccoelho) February 24, 2022
++Aliança, apoio dos EUA e exigências: Entenda o conflito entre a Rússia e a Ucrânia;