Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

'Indiana Jones' da arte recupera mais seis pinturas roubadas

O detetive de arte roubada também encontrou uma tela perdida de Van Gogh no mês passado

Redação Publicado em 17/10/2023, às 10h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de imagens mostrando Arthur Brand e pinturas recuperadas - Divulgação/ Redes Sociais
Montagem de imagens mostrando Arthur Brand e pinturas recuperadas - Divulgação/ Redes Sociais

Arthur Brand é um detetive de arte holandês que, após conquistar reconhecimento internacional no último mês de setembro por localizar uma tela perdida de Van Gogh, conseguiu recuperar outras seis pinturas roubadas recentemente.

Conhecido como o "Indiana Jones do mundo da arte", o homem conseguiu fazer com que um grupo de ladrões que furtou quadros da prefeitura de Medemblik, na Holanda, os devolvessem. 

Segundo repercutido pelo The Guardian, as obras de arte incluíam um retrato de Guilherme de Orange, um príncipe que ajudou a alavancar o movimento de independência dos Países Baixos, e também uma tela representando um o rei Redebaldo, o último monarca da Frísia, tendo governado o local durante o  século 7.

Veja abaixo uma postagem feita por ele em seu Instagram a respeito do acontecimento: 

Devolução do saque

O motivo da devolução dos objetos roubados pelos criminosos, por sua vez, teria ocorrido devido à dificuldade de revendê-los, conforme avaliado por Arthur Brand, que declarou à imprensa sobre como teria sido mais lucrativo para os ladrões terem roubado seis bicicletas. 

Em alguns casos, queimam-nas, só para se livrarem das provas, porque descobrem que não as podem vender. Portanto, estou muito grato por eles terem decidido fazer a coisa certa. Roubar é errado, mas se você devolver, pelo menos você faz algo certo", acrescentou, ainda de acordo com o The Guardian. 

As telas retornadas à prefeitura de Medemblik, vale mencionar, não possuíam grande valor monetário, sendo valiosas principalmente devido ao seu significado histórico.