A evidência de um terremoto lunar pode ser a primeira desde os anos de 1970
Uma primeira evidência de um “terremoto lunar” desde os anos de 1970 pode ter sido detectado pelo rover lunar da Índia, no último dia 26, a partir do Instrumento para Atividade Sísmica Lunar (ILSA) anexado ao módulo de pouso Vikram.
Segundo repercutiu o site Live Science, entre os anos de 1969 e 1977, havia sido detectado durante as missões lunares Apollo, pela primeira vez, atividades sísmicas na lua. Na época, o evento provou que a lua possuía uma estrutura geológica complexa escondida em suas profundezas.
Além disso, no X, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) informou que a sonda “gravou um evento, aparentemente natural, em 26 de agosto de 2023”, e completou escrevendo: "A origem deste evento está sob investigação".
Em 2011, a NASA revelou em um estudo que assim como o núcleo da Terra, a lua, provavelmente, tinha na composição do núcleo ferro fluido rodeando uma bola de ferro sólida e densa.
A hipótese do núcleo de ferro proposta em 2011 no estudo da NASA foi utilizada por investigadores que usaram dados do campo gravitacional para confirmá-la, em maio de 2023. Ao mesmo tempo, eles sugeriram que bolhas do manto derretidos da esfera luminosa, poderiam ser separadas do resto, indo para superfície como pedaços de ferro e gerando tremores à medida que avançavam.