O museu é localizado em Juiz de Fora, Minas Gerais e possui cerca de 53 mil peças
Nesta quarta-feira, 7, o Museu Mariano Procópio será reaberto para visitação, em Juiz de Fora, Minas Gerais. No dia da Independência do Brasil, o local que possui o 2° maior acervo do período imperial inaugura a exposição "Rememorar o Brasil: a independência e a construção do Estado-Nação".
O museu guarda peças importantes da história do Brasil, além de ter sido o primeiro a ser fundado em Minas Gerais. Entre as peças, o museu guarda vestes de Dom Pedro, a obra Tiradentes Esquartejado, a última foto da Família Imperial, as cartas de Dom Pedro I à amante Marquesa de Santos, os exercícios de Dom Pedro II e a obra conhecida como Retrato de Dom Pedro II.
Após 15 anos, a reabertura do prédio com tal exposição permite que os visitantes tenham acesso ao acervo histórico completo da instituição. O acervo completo possui aproximadamente 53 mil peças.
Dentre as peças exibidas, estão pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, livros raros, documentos, fotografias, mobiliário, prataria, armaria, numismática, cartofilia, indumentária, porcelanas, cristais e peças de história natural, segundo o G1.
O museu possui um acervo de mobiliário da época do Brasil império que é considerado um dos mais importantes do país, se destacando pela coleção de peças desde o século XVI até o XIX.
Os visitantes poderão conhecer a exposição a partir desta quarta-feira, 7, das 9h às 16h. O museu só não funcionará às segundas-feiras e, nos fins de semana e feriados, ele estará aberto a partir de 12h30 e a última visita ocorrerá às 16h30.