Depois de anos disputando os direitos com um museu na Alemanha, um designer conseguiu tornar público o acesso a obra
Depois de três anos em disputas judiciais, as imagens em 3D do busto da Rainha Nefertiti, do Egito, foram divulgadas pelo artista Cosmo Wenman, responsável pelo projeto. O busto é de responsabilidade do Museu Neues, na Alemanha, que já se recusou a devolver a peça de 3,4 mil anos ao Egito.
Wenman faz parte de um projeto de reconstituição em computador das principais peças do acervo histórico mundial, com a intenção de divulgá-las ao público amplo. “É muito difícil encontrar alguém que seja capaz de articular uma razão coerente para manter esse tipo de dado distante do público”, comentou ao Artnet News.
“Com scanners em 3D, a herança cultural do mundo pode ser digitalizada e percorrer caminhos novos e inesperados”, declarou Wenman esperançoso.
Com o trabalho, muitas pessoas estão tendo a chance de conhecer detalhes, antes, pouco perceptíveis, como o talismã da rainha e a maquiagem presente em seu busto.
As fotos do busto foram disponibilizadas em Creative Commons e foi garantido seu acesso e até modificações eventuais para fins não comerciais.