Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Igreja e ossos de 30 crianças são encontrados sob estacionamento na Alemanha

Equipe de arqueólogos encontrou, durante escavações no município de Eschwege, as fundações maciças de uma igreja medieval, além de ossadas

por Giovanna Gomes
ggomes@caras.com.br

Publicado em 26/02/2025, às 12h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escavação revelou capela medieval e ossadas - Divulgação/Thomas Kurella
Escavação revelou capela medieval e ossadas - Divulgação/Thomas Kurella

Uma equipe de arqueólogos na Alemanha descobriu as fundações maciças de uma antiga igreja sob um estacionamento no município de Eschwege. A estrutura, que ocupava uma área de 50 por 40 metros, foi abandonada após a Reforma Protestante no século 16.

Além das fundações, os pesquisadores encontraram restos mortais de 30 crianças enterradas próximas à igreja de St. Godehard, mencionada em registros históricos desde 1340. Essas crianças, conhecidas como "crianças do beiral", eram enterradas perto das paredes da igreja, onde a água da chuva do telhado pingava sobre seus túmulos — um simbolismo ligado à crença na salvação.

"Quanto mais perto você enterra os mortos da área do altar, maiores são as chances de o santo responsável ir à sua igreja no último dia e recolher as almas ao mesmo tempo", disse Anja Rutter, diretora da escavação, em entrevista ao portal alemão Hessischer Rundfunk.

"Há também a ideia de que a água que pinga do telhado da igreja é algo como água batismal, o que aproxima ainda mais as crianças da proteção da igreja", prosseguiu.

Enterros

De acordo com o portal Galileu, dois dos enterros chamaram a atenção dos arqueólogos, pois as crianças foram sepultadas com as pernas abertas, sugerindo o uso de fraldas. "Isso é realmente um pouco triste. Alguém realmente chorou por elas [as crianças] há 400 anos", comentou Rutter.

A praça que será construída no local deverá ser concluída até 2026 e terá um design que remete à antiga nave da igreja. Segundo o prefeito de Eschwege, Alexander Heppe, o espaço contará com painéis informativos e possivelmente uma maquete para preservar a memória histórica do local.