No passado, crianças indígenas foram vítimas de diversos tipos de violência em escolas administradas pela Igreja Católica no país
Bispos da Igreja Católica do Canadá anunciaram, na última segunda-feira, 28, que 30 milhões de dólares canadenses serão doados para iniciativas que apoiam vítimas de abusos em escolas indígenas do país. O valor será repassado ao longo de um período de cinco anos.
"Este esforço ajudará a apoiar programas e iniciativas dedicadas a melhorar a vida dos sobreviventes de escolas residenciais e suas comunidades, garantindo os recursos necessários para ajudar no caminho da cura", declarou em nota o bispo Raymond Poisson, quem atua como presidente da Conferência Canadense de Bispos Católicos (CCCB).
Os clérigos do país norte-americano se comprometeram a desenvolver estratégias para auxiliar essas iniciativas e também a atuar conjuntamente aos povos nativos a fim de promover mudanças.
As medidas são anunciadas meses após mais de mil túmulos indígenas terem sido encontrados próximos a antigos internatos administrados pela Igreja.
"Não há uma única etapa que possa eliminar a dor sentida pelos sobreviventes de escolas residenciais, mas ouvindo, buscando relacionamentos e trabalhando colaborativamente onde podemos, esperamos aprender como caminhar juntos em um novo caminho de esperança", disse William McGrattan, vice-presidente do CCCB.