Após incidente, mulher de 76 anos de idade foi levada a um hospital
No último domingo, 11, no Equador, ocorreu um incidente surpreendente em que uma idosa despertou dentro de seu próprio caixão após cinco horas de velório. Ela, que foi identificada como Bella Montoya, tem 76 anos e está hospitalizada após ter sido declarada morta.
Um vídeo divulgado no Twitter mostra a mulher dentro do caixão, que já estava aberto, lutando para respirar após o longo período de confinamento, enquanto dois homens a auxiliam.
Segundo o portal O Globo, o filho dela, Gilbert Balberán, contou que sua mãe estava batendo com a mão esquerda no caixão. Ele relata que, devido à falta de recursos financeiros, teve que providenciar a doação de um caixão na sexta-feira.
Chegaram a nos fornecer um certificado de óbito", disse Balberán em um vídeo divulgado pela mídia local.
Minha mãe está com oxigênio. Seu coração está estável. O médico beliscou sua mão e ela reagiu; me dizem que isso é bom, porque significa que ela está reagindo aos poucos", acrescentou o homem em declarações divulgadas pelo jornal El Universo.
De acordo com a fonte, Montoya foi declarada morta na última sexta-feira, em um hospital na cidade costeira de Babahoyo no sudoeste do país.
Uma fonte do Ministério da Saúde consultada pela AFP afirmou que "nas próximas horas" será emitido um comunicado a respeito. O órgão confirmou ao canal de televisão Ecuavisa que a idosa permanece na unidade de tratamento intensivo do hospital Martín Icaza, no entanto não deu maiores detalhes sobre seu quadro de saúde.
A mulher teria sido declarada morta em razão de uma parada cardiorrespiratória decorrente de uma doença cerebrovascular não especificada. Entretanto, a mídia local vem divulgando que o que a idosa sofreu foi, na verdade, uma catalepsia.