A previsão é que a imagem digital da mulher leia os boletins do dia; entenda!
Na última semana, um importante veículo de informações do Kuwait, país localizado no Oriente Médio, surpreendeu seus seguidores no Twitter ao anunciar o desenvolvimento de uma "apresentadora digital" criada com a ajuda de inteligência artificial.
Sou Fedha, a primeira apresentadora no Kuwait que trabalha com inteligência artificial no Kuwait News. Que tipo de notícia você prefere? Vamos ouvir suas opiniões", afirmou a imagem da mulher virtual em um curto vídeo postado na rede.
Em entrevista à AFP, o vice-editor-chefe do portal jornalístico, Abdullah Boftain, descreveu a iniciativa como um "experimento" que buscava explorar o potencial das IAs de proporcionar "conteúdo novo e inovador".
أول مذيعة في #الكويت تعمل بالذكاء الاصطناعي
— كويت نيوز (@KuwaitNews) April 8, 2023
• #فضة.. مذيعة #كويت_نيوز الافتراضية
• ما هي نوعية الأخبار التي تفضلونها بتقديم #فضة زميلتنا الجديدة؟ .. شاركونا آراءكم pic.twitter.com/VlVjasSdpb
Após sair da fase de testes, o plano é que Fedha (cujo nome significa "prata" em referência à cor metálica que associamos a robôs) passe a ler os boletins de notícias postados pelo Kuwait News em seu Twitter.
Outro detalhe é que, em sua primeira aparição, a mulher cibernética falou ao povo do Kuwait em árabe, que é a língua oficial do país, porém seu sotaque não era aquele típico da nação — esse e outros aspectos da tecnologia estão previstos para serem ajustados no futuro.