Humanoide conversou com pesquisadores e explicou a real função dos robôs
Muitas obras de ficção científica dão conta de que o mundo, num futuro próximo, será dominado pelas máquinas, que aniquilarão os seres humanos. Porém, o humanoide descrito com o “mais avançado do mundo” garante que o enredo jamais se tornará realidade.
Ameca, o robô humanoide desenvolvido pela Engineered Arts, que tem sede na Cornualha, garantiu não haver com que se preocupar: “Não há a necessidade de se preocupar, os robôs nunca dominarão o mundo. Estamos aqui para ajudar e servir os humanos, não para substituí-los”.
Com feições impressionantemente realistas — o que inclui gestos como piscar e torcer o nariz —, Ameca conversou com pesquisadores em um bate-papo exibido pelo canal da Engineered Arts no YouTube, segundo repercutiu o Daily Mail.
Apesar de muitos pensarem que as respostas do robô humanoide possam ser roteirizadas, a companhia diz ao contrário: “Nada neste vídeo é pré-criado. O modelo recebe um prompt básico descrevendo o Ameca, dando ao robô uma descrição de si mesmo. É pura inteligência artificial”, apontam.