Usuários de plataformas como Bluesky e X criaram uma série de memes envolvendo Luigi Mangione, suspeito de ter assassinado o CEO da UnitedHealthcare
As redes sociais foram inundadas de memes após a revelação da identidade do suposto atirador do CEO da UnitedHealthcare. Luigi Mangione, preso na última segunda-feira, 9, em um McDonald’s em Altoona, Pensilvânia, tornou-se alvo de uma onda de postagens humorísticas, centradas principalmente em seu nome italiano.
Apesar de sua origem americana — nascido em Maryland e com laços em San Francisco e Honolulu —, seu nome evocou comparações com o personagem Luigi do jogo Super Mario Bros. Usuários de plataformas como Bluesky e X (antigo Twitter) criaram narrativas fictícias e memes envolvendo estereótipos culturais ítalo-americanos.
Uma sequência bastante compartilhada mostra imagens geradas por IA, reimaginando Luigi como um imigrante italiano que chega aos EUA, recebe uma conta médica negada a um parente à beira da morte e, em desespero, confronta o CEO de uma seguradora. A saga termina com Luigi sendo preso em um McDonald’s. A legenda diz: “Uma tragédia em quatro partes”, de acordo com o portal Tribune.
Outras postagens brincaram com referências a "Família Soprano", incluindo uma imagem de Tony Soprano gesticulando, acompanhada do texto: “Nesta casa, Luigi Mangione é um herói! Fim da história!”
In this house, Luigi Mangione is a hero! End of story!
— Colin (@yesitscolin.bsky.social) December 9, 2024 at 3:58 PM
[image or embed]
Outros memes incluíram um chef italiano segurando uma arma feita de macarrão penne e a frase: “Mamma mia...”.
Segundo a fonte, alguns usuários foram além, comparando Mangione aos anarquistas italianos Sacco e Vanzetti, com comentários como: “É bom ver a tradição anarquista violenta italiana revivida.” Outra postagem afirmou com ironia: “Uau, assassinatos de alto perfil orquestrados por italianos - é realmente a Era Dourada de novo.”
Um dos posts mais curtidos dizia: “Como um verdadeiro italiano, o erro fatal de Luigi Mangione como assassino foi se entregar ao parar para flertar com o caixa do café antes de ir para o trabalho.”
Like a true Italian, Luigi Mangione's fatal error as an assassin was giving himself away by stopping to flirt with the cashier at the cafe before going to work pic.twitter.com/NGKSpBQAAv
— Lee (Greater) (@shortmagsmle) December 9, 2024
Apesar da avalanche de memes e piadas, o caso é bastante sério, sendo Mangione considerado pelas autoridades como uma "forte pessoa de interesse" no assassinato do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, baleado do lado de fora de um hotel em Manhattan.