Segundo estimado pelos profissionais, não faz muito tempo que o inseto entrou no corpo do paciente
O Case Reports Journal publicou recentemente um estudo sobre o curioso caso de um homem que descobriu, durante uma colonoscopia de rotina, que uma joaninha estava vivendo em seu intestino. A notícia foi repercutida pelo UOL na última quinta-feira, 5.
O norte-americano, que tem 59 anos de idade, não apresentava nenhum sintoma de desconforto e foi tão surpreendido quanto os médicos pela presença do inseto.
Uma hipótese levantada pelos especialistas é que o paciente teria engolido a joaninha durante o sono de forma acidental, horas antes de passar pelo procedimento.
O exame de colonoscopia estava normal. Sua preparação para a colonoscopia pode ter ajudado o inseto a escapar das enzimas digestivas do estômago e da parte superior do intestino delgado", escreveram os pesquisadores, conforme o UOL.
O inseto foi retirado do organismo do estadunidense sem maiores complicações e identificado como um indivíduo da espécie Harmonia axyridis.
Uma curiosidade é que a joaninha não é o primeiro invertebrado a ser encontrado durante uma colonoscopia: segundo divulgado pelo médico britânico Keith Siau em sua conta do Twitter, baratas e formigas também já foram identificadas nos intestinos de outros pacientes durante procedimentos realizados no passado.
Check out this thread if you would like a colonoscopy safari 😎 🔭 https://t.co/DmwmDtZMK4
— Keith Siau (@drkeithsiau) July 31, 2021