Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Homem é executado em estádio lotado no Afeganistão

Homem condenado por homicídio foi executado nesta quarta-feira, 13, em um estádio na cidade de Gardez, no leste do Afeganistão

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 13/11/2024, às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Mikele Designer por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Mikele Designer por Pixabay

Um homem condenado por homicídio foi executado com três tiros nesta quarta-feira, 13, em um estádio na cidade de Gardez, no leste do Afeganistão. Este foi o sexto caso de execução pública desde o retorno do Talibã ao poder em 2021.

A execução ocorreu diante de milhares de espectadores no estádio de futebol da capital da província de Paktia, segundo relato de um jornalista da AFP. Na véspera, o governo local havia convocado a população pelas redes sociais para "participar do evento". Entre os presentes, estavam ministros e funcionários provinciais.

A ordem de execução foi autorizada pelo líder supremo dos talibãs, emir Hibatullah Akhundzada, que governa o país por meio de decretos a partir de Kandahar, no sul, onde vive recluso. Em comunicado, o Supremo Tribunal informou que o caso foi revisado "de forma minuciosa e diversas vezes" por várias instâncias judiciais antes de ser levado adiante.

Perdão negado

Ainda de acordo com o tribunal, a família da vítima foi consultada sobre a possibilidade de perdão, mas recusou, resultando na aplicação da execução com base no princípio islâmico de qisas, ou lei de talião. No estádio, um parente masculino da vítima recebeu uma arma e efetuou os três disparos contra o condenado.

Este ano, em fevereiro, três outras execuções ocorreram na mesma semana: duas na província de Ghazni, no leste, e uma em Sheberghan, no norte. Desde dezembro de 2022, outras duas execuções públicas foram realizadas. Todas envolveram homens condenados por homicídio.