O complexo fazia parte da famosa Muralha do Atlântico, uma enorme cadeia de defesas construídas na costa norte da França, em antecipação a uma invasão aliada
Pesquisadores seguem descobrindo detalhes sobre bunkers secretos que foram usados por nazistas durante a Batalha da Normandia, também conhecida como Dia D, que ocorreu em junho de 1944.
O complexo chamado de Maisy Battery, que fica a cerca de 3 quilômetros do interior da praia de Omaha. Era um dos maiores pontos de defesa dos alemães e dispunha, entre outras coisas, de 14 canhões enormes.
Após a vitória dos Aliados, o local foi abandonado e o conjunto de bunkers, trincheiras e alojamentos, foi, gradualmente, sendo encoberto pela natureza. O local permaneceu intocado por décadas, até que, em 2006, Gary Sterne, britânico especialista em história, encontrou as construções depois de uma intensa pesquisa em arquivos europeus e mapas contemporâneos.
Agora, detalhes inéditos do complexo serão apresentados na estreia da temporada de “Expedition Unknow”, do Discovery Channel. “Descobrimos enormes bunkers nazistas que não veem a luz do dia há 75 anos", disse Josh Gates, apresentador e produtor executivo do programa. "Conseguimos cavar, revelar as portas e entrar dentro delas — elas estão congeladas no tempo, existem diversos artefatos lá dentro”.
No total, foram descobertos dois grandes bunkers, cada um contendo três ou quatro salas ligadas por corredores e escadas. Além do mais, os pesquisadores encontraram marcas de queimadura no teto da construção, sugerindo que o local possa ter pegado fogo.
"É um lugar impressionante para se visitar — isso fazia parte de um dos capítulos mais sombrios da história moderna", disse Gates. "Há todo tipo de coisas dentro do bunker, descobrimos os restos de máscaras de gás, munições e capacetes nazistas”.
O complexo fazia parte da famosa Muralha do Atlântico de Hitler, uma enorme cadeia de defesas construídas na costa norte da França, em antecipação a uma invasão aliada.