Atletas jogaram o equivalente a cerca de 123 partidas consecutivas em prol de importante causa social; entenda como o recorde foi estabelecido
Um novo recorde mundial foi estabelecido no último dia 21 de março, quando um grupo de 24 jogadores americanos disputou uma partida de basquete ininterrupta por 121 horas e 3 minutos – o equivalente a cinco dias e uma hora. O feito garantiu aos atletas um lugar no Guinness Book pelo jogo de maior duração da história do esporte. O placar final foi impressionante: 13.096 a 12.972.
Durante toda a partida, os jogadores permaneceram na quadra, podendo sair apenas para pausas rápidas para ir ao banheiro. Para se ter uma ideia da dimensão do desafio, segundo as regras da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), uma partida oficial dura 40 minutos, divididos em quatro períodos de 10 minutos, com pequenos intervalos entre eles. Isso significa que os atletas jogaram o equivalente a cerca de 123 partidas consecutivas.
O jogo começou na manhã de domingo, 16 de março, e só terminou na sexta-feira seguinte, dia 21. De acordo com o portal Galileu, durante esse tempo, os jogadores precisaram se alimentar e descansar dentro do ginásio, onde foram instaladas estruturas para repouso. Eles puderam fazer pausas de cinco minutos a cada duas horas para uso do banheiro.
As regras para validar o recorde eram bastante rigorosas: segundo a fonte, qualquer jogador que acumulasse seis faltas em um período de duas horas seria eliminado. Para garantir que todos se mantivessem em quadra o máximo possível, a equipe foi organizada em grupos de seis jogadores, que se revezavam a cada duas horas durante o dia e em turnos de cinco horas para descanso à noite. Esse sistema permitiu que a maioria dos participantes completasse o desafio sem expulsões, havendo apenas uma saída por lesão.
Apesar do planejamento, os jogadores relataram que a experiência foi exaustiva e exigiu intensa preparação física e mental. No entanto, o objetivo maior tornou todo o esforço válido. O recorde foi realizado pela organização Men Opposing Sex Trafficking, que atua no combate ao tráfico sexual de pessoas em nível global. Além de conscientizar a sociedade sobre essa questão, o evento arrecadou fundos para apoiar programas de recuperação de sobreviventes.
"Quando quebramos o recorde mundial para o jogo de softball mais longo em setembro, não só sentimos a tremenda demonstração de apoio da comunidade, mas também fomos inspirados pelo número de pessoas fazendo perguntas sobre o 'porquê' no coração da iniciativa", afirmou Bruce Deel, fundador da organização, em entrevista à Fox News.
"Nosso objetivo como organização é aumentar a conscientização sobre o flagelo do tráfico sexual e fazer uma diferença significativa para pará-lo. Se isso significa aumentar as apostas e quebrar outro recorde mundial que parece impossível, é exatamente isso que faremos", concluiu.
Uma equipe de apoio esteve presente durante toda a maratona esportiva, garantindo que os jogadores tivessem alimentação, hidratação e assistência médica. Árbitros, marcadores de pontos e testemunhas também acompanharam a partida para garantir a validação do recorde. Familiares dos participantes assistiram de perto, e o evento foi transmitido ao vivo pelo site da instituição.
"Como poderíamos estar cansados quando o que eles estão fazendo é muito mais do que nós? E fazer parte disso é uma honra e um privilégio, apenas chegar aqui e dizer 'Vou apoiar vocês e o que eles estão fazendo'", declarou Journey Rutherford, uma das voluntárias que acompanharam a partida.