Polícia suspeita que homens façam parte de célula nazista interestadual; grupo foi detido na última segunda-feira, 14
Um grupo composto por oito homens foi detido pela polícia de Santa Catarina enquanto realizava um encontro de neonazistas, na última segunda-feira, 14. As prisões em flagrante, no entanto, foram convertidas em preventivas na tarde de ontem, conforme informou o delegado Arthur Lopes, responsável pelo caso.
As autoridades suspeitam que o grupo, com o qual foram encontrados folhetos, revistas, entre outros objetos com símbolos nazistas, faça parte de uma célula interestadual com ligação internacional.
De acordo com informações do g1, o flagrante se deu em um sítio localizado em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis.
Segundo o portal de notícias, o grupo foi preso pela prática dos crimes de associação criminosa e racismo. Os nomes dos presos, que têm entre 22 e 48 anos, entretanto, não foram informados.
Sabe-se apenas que quatro deles são do Rio Grande do Sul, um de Santa Catarina, um do Paraná, um de Minas Gerais e um de Portugal. Outra informação divulgada pela polícia é que um dos homens é integrante de um grupo skinhead internacional.
Como apontou o Promotor de Justiça Luiz Fernando Pacheco, responsável pela 40ª Promotoria de Justiça da Capital, as investigações indicaram até o momento que o grupo promove uma forte exaltação à ideologia fascista e também apologia ao nazismo.