A medida estimula o cultivo doméstico e uso medicinal da maconha, liberados desde o início do ano no país
O governo da Tailândia anunciou uma medida de incentivo ao cultivo domestico de cannabis, estimulando a medida que liberou as plantações caseiras sem fins comerciais, desde sejam notificadas para os governos locais a partir de 9 de junho.
Na nova campanha, o governo federal irá doar 1 milhão de plantas destinadas ao uso médico da maconha, liberado desde 2018 no país. Contudo, se engana quem acredita que o cultivo poderá ser feito sem restrições; existe uma série de normas para adequar a planta ao cultivo e consumo.
As unidades enviadas e registradas não podem ultrapassar a proporção de 0,2 de tetrahidrocanabinol (THC), substância responsável por provocar os efeitos que "chapam" o consumidor.
Apesar de ostentar liberalidade pela medida, ela se embasa em apontamentos científicos que analisaram o alívio de pacientes em condições de insônia e câncer, conforme repercutido pela revista Galileu.
Contudo, a forma como a distribuição será feita não foi explicada com clareza pelas autoridades tailandesas, que também veem a oportunidade de gerar licenças de cultivo e processamento da planta, criando uma indústria lucrativa em longo prazo.