Em 2019, foi revelada uma gravação radiofônica encontrada no México
Em janeiro de 2019, a Fonoteca Nacional do México divulgou a gravação radiofônica que revelaria a voz de uma das mais importantes e conhecidas artistas da América Latina, a retratista Frida Kahlo. No aúdio, Frida recita trechos de seu texto Retrato de Diego, em que descreve seu marido, Diego Rivera.
Na época, o Governo levantou ressalvas: é provável que seja Frida, mas não se pode confirmar totalmente. É chocante que se trata de uma voz doce, calma e suave. As descrições de Diego Rivera são acompanhadas de um timbre que lembra o mel.
O arquivo é uma gravação do programa da rádio XEW, em 1956 (pouco tempo depois da morte da pintora), protagonizado pelo radialista conhecido como El Bachiller (Álvaro Gálvez y Fuentes).
Após ser encontrado acidentalmente por Pável Granados, o aúdio foi submetido a testes de averiguação, demonstrando que se tratava de uma gravação fora de estúdio por uma locutora não profissional. Os indícios provam ser a voz de Frida Kahlo.
Outro indício foi a busca por pessoas próximas à artista. Guadalupe Rivera Martíns, filho de Diego, reconheceu a voz de Frida na gravação, enquanto Esteban Volkov, neto de Leon Trotsky, diz não saber se é ela mesma - principalmente por questão de memória.
A saga de Frida Kahlo é relembrada no podcast 'Aventuras Narradas'. Com roteiro e narração de Laura Wie, os episódios destacam não só a vida e o talento de Frida, mas também a sua importância na história do México.
Abaixo, você pode conferir o primeiro episódio do especial.