Algumas organizações acreditam que a iniciativa esteja conectada à aproximação das Olimpíadas de 2024, que serão sediadas pela capital francesa
Conforme informado pela CNN, o governoda França têm movido centenas de moradores de rua da cidade de Paris para outras partes do território ao longo dos últimos meses.
Entre 50 e 150 sem-tetos são encaminhados para outras regiões do país a cada semana, de acordo com as estatísticas oficiais. De abril para cá, cerca de 1.800 pessoas sem moradia foram retiradas da capital francesa.
Segundo organizações de defesa dos direitos humanos, a iniciativa governamental é relacionada com a aproximação das Olimpíadas de 2024, que serão sediadas pela cidade luz.
Hotéis com contratos com o governo da França, por exemplo, que costumavam ceder seu espaço para alojar indivíduos em situação de rua, vem colocando um encerramento aos seus acordos com as autoridades, presumivelmente para abrir espaço para os turistas.
Essa perda de vagas para as pessoas que precisam de abrigo, por sua vez, leva à necessidade de realocá-las para regiões com maior disponibilidade.
Tudo isto está a acontecer num momento crucial, quando há também a preparação para os Jogos Olímpicos”, apontou Yann Manzi, que é o fundador da organização não-governamental Utopia 56, que busca ajudar imigrantes haitianos em busca de asilo no território francês.