Lodo fluorescente criou poças de cor neon em Manhattan e gerou confusão entre as pessoas; mas qual a explicação?
Nos últimos dias, uma misteriosa gosma verde foi vista saindo de bueiros na cidade de Nova York, o que gerou confusão e pânico nas pessoas. Imagens do líquido fluorescente vazando pela rua e criando poças de cor neon foram registradas nas imediações do World Trade Center na última terça-feira, 31.
Nas redes sociais, usuários brincaram que a gosma poderia ser o famoso Geleia, personagem do filme Os Caça-Fantasmas; já outros disseram que o lodo verde lembrava As Tartarugas Ninja. Mas há uma explicação não ficcional para o fato.
Ao Daily Mail, um membro da equipe do Restaurante e Pub O'Hara's, onde a gosma verde foi vista, explicou o que aconteceu. Segundo o funcionário, a prefeitura estava testando o sistema de sprinklers do hotel do outro lado da rua. Para isso, usou uma espuma verde — que acabou deixando um resíduo estranho.
O tabloide explica que uma mistura de água e concentrado de espuma foi bombeado para dentro do sistema de irrigação para limpar qualquer resíduo que possa impedir o fluxo da água — e assim prevenir o mau funcionamento durante um incêndio.
Nas redes sociais, vídeos sobre a gosma verde viralizaram. "Tem literalmente lama verde borbulhando do solo próximo ao World Trade Center agora", disse um usuário do X, antigo Twitter.
So there’s literal green sludge bubbling up from the ground next to World Trade Center right now pic.twitter.com/VF7mErx0PH
— Dan Pantelo (@danpantelo) November 2, 2023
Assim, teorias sobre o que era o lodo em Manhattan começaram a surgir, com algumas pessoas alegando ser uma substância tóxica e outras especulando que a cor viria de uma fábrica de refrigerante.
Foi então que uma notificação foi anexada nas postagens: "Isto é água cheia de tinta verde. Os encanadores frequentemente usam corante verde-fluorescente inofensivo para detectar vazamentos em sistemas de encanamento e esgoto". Mesmo assim, brincadeiras ainda continuara: "Há alguma tartaruga à vista?".