A galáxia está a cerca de 1 bilhão de anos-luz de distância da nossa, e foi fotografada pelo telescópio
Uma imagem capturada pelo Telescópio James Webb em 22 de maio de 2022 foi divulgada recentemente pela Nasa e exibe uma galáxia em espiral conhecida como Leda 2046648, que é similar à nossa.
Ela parece uma cópia morta da grande galáxia de Andrômeda, M31, ou até mesmo sua gêmea, a Via Láctea, nossa própria galáxia. A diferença é que a LEDA está a 1 bilhão de anos-luz de distância, de acordo com a Folha de S. Paulo.
A imagem foi obtida enquanto astrônomos ligados à Agência Espacial Europeia testavam a câmera do telescópio, a Near InfraRed Camera ou NIRCam. Ainda não se sabe se algum micróbio ou algo mais estaria tendo sucesso na Leda 2046648 ou em alguma das outras bolhas da imagem, assim como na nossa.
A ESA, em parceria com a Nasa e a Agência Espacial Canadense, construiu e opera o telescópio. Uma das principais missões do aparelho é explorar a era em que as primeiras galáxias e estrelas começaram a iluminar o universo. O segredo de Webb é a capacidade de detectar raios infravermelhos.
Além desses raios, o telescópio também capta radiação eletromagnética de comprimentos de onda mais longos do que a luz visível, que não é visível aos olhos humanos.