Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Freddie Mercury

Freddie Mercury pode se tornar holograma em shows com inteligência artificial

Assim como a banda sueca ABBA e os norte-americanos do Kiss, Freddie Mercury pode voltar a ser visto em apresentações graças à tecnologia; entenda!

Éric Moreira Publicado em 28/02/2024, às 08h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury em apresentação com o Queen na Hungria - Divulgação/Youtube/VIDEO REMASTER ITA/23.12.2018
Freddie Mercury em apresentação com o Queen na Hungria - Divulgação/Youtube/VIDEO REMASTER ITA/23.12.2018

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, um novo estilo de apresentações musicais pôde ser apreciado diversas vezes: o que utiliza hologramas. Já foram feitas projeções da banda sueca ABBA, dos norte-americanos do Kiss, além de Billie Holliday, Whitney Houston, Cazuza, Tupac e Michael Jackson — e agora, quem pode retornar dessa forma também é Freddie Mercury.

Uma das maiores vozes da história da música, tendo sido vocalista do Queen, Freddie Mercury faleceu em 24 de novembro de 1991, após sofrer complicações em um quadro de AIDS. Porém, recentemente a empresa responsável por seu catálogo musical, a Mercury Songs Limited, anunciou que irá apostar em Freddie para este novo e tecnológico tipo de apresentação, conforme repercutido pelo The Sun.

+ Relembre a história do homem que se 'casou' com um holograma: 'Não trai'

Com o projeto, segundo a Rolling Stone Brasil, a Mercury Songs Limited pretende aceitar a utilização do nome de Freddie em apresentações com inteligência artificial. Conforme documento divulgado, a ideia é oferecer "experiências imersivas de realidade virtual e realidade aumentada e misturada com o 3D em ambientes virtuais."

Opiniões

Ao podcast The Graham Norton Radio Show, o ex-colega de Freddie Mercury e lendário guitarrista do Queen, Brian May, afirmou que ele e os demais colegas da banda não possuem tanto interesse pela tecnologia de hologramas enquanto puderem tocar ao vivo:

+ 'Sir' Brian May, guitarrista do Queen, recebe honraria da Coroa Britânica

Adoramos tocar ao vivo, esse é o nosso foco. Agora, quando todos nós tivermos ido embora, aí, claro, poderia existir um show nosso estilo ao do Abba. Mas enquanto estivermos aqui eu quero tocar ao vivo", conta.

Além disso, ele também menciona que, em shows atuais, algo relativamente semelhante já é feito. "Quando canto ‘Love of My Life’ , Freddie aparece nos telões e se junta a mim no final. Mas não é um holograma, é apenas uma espécie de tecnologia mais antiga da qual gostamos."

+ Os presentes natalinos enviados por Freddie Mercury

Fotografia de show do Queen em 2019, com Freddie Mercury no telão / Crédito: Getty Images

Por fim, vale mencionar que, até o momento, não se sabe exatamente quando pode acontecer a primeira apresentação de Freddie Mercury como holograma.