Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

França: Dois homens vão a julgamento por derrubar ciclistas 'por diversão'

Os dois homens, de 20 e 22 anos, podem pegar até cinco anos de prisão após série de incidentes com ciclistas no sudoeste da França

Éric Moreira Publicado em 31/01/2024, às 14h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de ciclistas - Foto por Manfred Richter pelo Pixabay
Imagem ilustrativa de ciclistas - Foto por Manfred Richter pelo Pixabay

Recentemente, dois homens foram a julgamento na França, acusados de se aproximarem de ciclistas e empurrá-los para valas apenas “por diversão”. O processo ocorre na cidade de Toulouse, no sudoeste rural do país, e os réus serão julgados por violência organizada, podendo receber uma pena de até cinco anos de prisão.

Conforme repercutido pelo The Guardian, os dois homens, um de 20 e outro de 22 anos, foram presos no ano passado, após uma série de denúncias de ciclistas que teriam sido empurrados para valas em estradas rurais.

Ao longo de vários meses, pelo menos 12 ciclistas foram atropelados ou agredidos pela dupla e alguns deles chegaram a sofrer ferimentos, que incluem uma fratura no pulso e outra na clavícula.

+ Mais de 30 ciclistas se envolvem em acidente durante prova no Tour de France

Acidentes

Ao jornal francês La Dépêche, uma vítima que se acidentou em abril narrou como foi o encontro com a dupla: “Era abril… Saí de bicicleta à tarde. Quando cheguei a uma pequena estrada rural… senti que um carro me seguia silenciosamente. Ele estava dirigindo muito lentamente atrás de mim quando poderia facilmente ter me ultrapassado. Então, depois de alguns minutos, ele parou ao meu lado. O passageiro do carro me empurrou de repente.”

Outro homem contou estar passeando tranquilamente de bicicleta em um fim de semana, junto a dois amigos, quando um carro parou ao seu lado e o passageiro estendeu a mão e o empurrou em uma vala. Já outro ciclista alegou que seus pés e sua bicicleta foram tocados por alguém que saiu do carro: “Vendo que não caí, o passageiro estendeu o braço e me empurrou violentamente para o chão.”

Um homem de 51 anos alegou andar de bicicleta em uma estrada rural quando o veículo com os dois homens se aproximou, em sua vez de se acidentar: “Mudei para o lado para deixar passar, ele diminuiu a velocidade ao meu lado. Senti uma pancada violenta na orelha esquerda”, disse ele, que foi esbofeteado ou atingido por um soco pelo passageiro do veículo. Já outra vítima disse que teve tomates atirados contra si.

O único motivo foi a idiotice, porque depois que as vítimas foram empurradas para fora das bicicletas, os homens saíram rindo em seus carros. Foi uma idiotice e uma vontade de se divertir em detrimento dos outros", disse Brice Zanin, advogado de vários ciclistas, à rádio France Inter.