O Palácio de Buckingham está se preparando para divulgar fotografias inéditas dos arquivos da realeza em uma nova exposição
Publicado em 16/05/2024, às 14h36 - Atualizado em 18/05/2024, às 14h30
O Royal Collection Trust revelou que uma nova exposição íntima, intitulada “Royal Portraits: A Century of Photography” (ou “Retratos Reais: Um Século de Fotografia”, em português), será aberta ao público em 17 de maio na The King's Gallery do Palácio de Buckingham.
A mostra irá exibir “a evolução da fotografia de retratos reais desde a década de 1920 até aos dias de hoje através de mais de 150 itens da Coleção Real e dos Arquivos Reais”, com a apresentação de fotografias de época, “a maioria das quais estão em exposição pela primeira vez”, segundo o comunicado.
Conforme repercutido pelo site da revista People, uma das imagens inéditas mostra a rainha Elizabeth II, a princesa Margaret, a princesa Alexandra e a então duquesa de Kent, todas segurando seus bebês recém-nascidos em 1964.
A imagem foi tirada por Antony Armstrong-Jones, marido e fotógrafo da princesa Margaret, como um agradecimento ao obstetra real Sir John Peel, responsável por trazer ao mundo os quatro bebês em apenas dois meses.
Outras fotografias inéditas da coleção apresentam imagens dos pais da rainha Elizabeth, o rei George VI e a Rainha Mãe, capturadas por Cecil Beaton visando evocar “uma sensação de estabilidade e esperança para a nação” durante a Segunda Guerra Mundial.
De acordo com o Royal Collection Trust, as imagens antigas não são exibidas permanentemente por motivos de conservação. Esta coleção abrange desde a mais antiga fotografia colorida sobrevivente de um membro da família real até a cópia pessoal da Rainha Mãe do retrato da coroação da rainha Elizabeth de 1953.