Com idades entre 7 e 10 anos, Liam, Jessin e Kaiden fizeram uma descoberta fascinante durante caminhada em Dacota do Norte; confira!
Publicado em 04/06/2024, às 12h01 - Atualizado às 12h12
No estado norte-americano de Dacota do Norte, três crianças descobriram, em 2022, um fóssil bastante raro: um T-Rex adolescente. Apelidado de "Teen Rex", o fóssil será exibido no fim deste mês de julho no Museu de Natureza e Ciência de Denver, nos Estados Unidos, junto ao lançamento do documentário sobre a descoberta, chamado 'T. Rex'.
Conforme descrito pela revista online do museu de Denver, a Catalyst, o tal "Teen Rex" possuía 7,6 metros de comprimento quando morreu, há mais de 66 milhões de anos, e pesava cerca de 1.600 kg. Por sua vez, os adultos dessa espécie alcançavam os 12 metros e até 3.600 kg.
Ele foi descoberto pelos irmãos Liam e Jessin Fisher, de 7 e 10 anos, enquanto caminhavam junto ao primo, Kaiden Madsen, de 9 anos, na Formação Hell Creek, em Badlands. Sam Fisher, pai dos garotos, era ex-colega de classe do paleontólogo Tyler Lyson, que trabalha no Museu de Natureza e Ciência de Denver, que ele alertou sobre o achado.
+ Fóssil mais completo de dinossauro marinho é encontrado com ajuda de brasileira
Espécimes juvenis [ T. ] rex são extremamente raros", afirma Lyson em comunicado divulgado pela produtora de 'T. Rex', a Giant Screen Films. "Esta descoberta é significativa para os investigadores porque o espécime do ‘Teen Rex’ pode ajudar a responder a questões sobre como o rei dos dinossauros cresceu".
Quase um ano depois, Lyson começou a escavar a área do fóssil com uma equipe que incluia, até mesmo, os três meninos e a irmã de Liam e Jessin, Emalynn, de 14 anos. No decorrer das escavações, foi desenterrado uma série de fósseis, que o paleontólogo rapidamente identificou como sendo um T-Rex, após encontrar um dente.
Foi durante as escavações que Lyson se surpreendeu com o tamanho dos ossos, percebendo que sua tíbia media 82 centímetros, enquanto um adulto dessa espécie poderia ter esse osso com cerca de 112 centímetros. Foi então que ele notou a preciosidade daquele fóssil: ele era um raro T-Rex adolescente.
Confirmado que o espécime ainda estava em fase de crescimento, agora os pesquisadores puderam realizar uma análise mais detalhada dos ossos deste animal, para aprender mais sobre os padrões de crescimento e desenvolvimento ósseo do T-Rex.
Já o documentário 'T. Rex', que tera sua estreia no dia 21 de junho, apresentará imagens exclusivas da descoberta do "Teen Rex" e fará uso de outras computadorizadas para mostrar o grande predador ancestral desde filhote até adulto.
É notável considerar como o T-Rex pode ter crescido de um filhote do tamanho de um gatinho para o predador adulto de 12 metros e 8.000 libras com o qual estamos familiarizados", afirma também no comunicado Thomas Holtz, paleontólogo de vertebrados da Universidade de Maryland e conselheiro principal do documentário.
"Os cientistas só podem realmente especular sobre como o 'Teen Rex' poderia ter vivido e se comportado, por isso descobertas como esta têm o potencial de fornecer novas informações importantes sobre os estágios iniciais da vida, quando o crescimento mais rápido provavelmente ocorreu", conclui.