Escavações no entorno de uma catedral em Exeter, na Inglaterra, revelaram ruínas de fortaleza legionária romana construída ainda no século 1
Publicado em 07/05/2024, às 09h29
Durante escavações recentes no entorno de uma catedral na cidade de Exeter, na Inglaterra, arqueólogos descobriram uma série de ruínas romanas. Construídas entre os anos 50 e 75 d.C., as estruturas do local incluem uma rua e edifícios de madeira, que no passado compunham uma fortaleza legionária romana.
Segundo John Allan, arqueólogo da catedral da Universidade de Exeter, em comunicado, provavelmente a construção era parte de um "longo edifício de quartel". Vale mencionar que as tropas romanas eram bastante comuns na região da atual Grã-Bretanha, segundo um relatório de 2018 da Historic England, tendo sido esta uma das regiões mais militarizadas do Império Romano.
As escavações recentes fazem parte de um projeto maior que consiste na construção de uma nova galeria de claustros na catedral de Exeter, substituindo os claustros medievais, demolidos em 1656, segundo o Live Science.
Vale mencionar que a Catedral de Exeter se encontra em uma região conquistada pelo Império Romano em 50 d.C., permanecendo sob domínio romano até 410 d.C., quando o esse período chegou ao fim. Por isso, também podem ser feitos outros achados na região, como ocorreu recentemente ao desenterrarem um muro de pedra que pertenceu e uma casa romana, construída entre os séculos 3 e 4 d.C..
Ainda mais anteriormente, em 1971, também foi descoberto perto da catedral uma antiga casa de banhos romana. Segundo uma publicação no Facebook do Conselho do Condado de Devon, essa casa de banhos era "o segundo edifício de pedra em toda a Grã-Bretanha na época em que foi construída".