O instrumento musical foi criado a partir da tíbia de um animal
A empresa de serviços arqueológicos Costwold Archaeology anunciou através de um comunicado recente ter descoberto uma rara flauta medieval feita de osso de animal, provavelmente a tíbia de uma cabra ou ovelha.
O artefato histórico, que é descrito pelos pesquisadores como "habilmente esculpido" foi encontrado em um sítio arqueológico localizado no condado não metropolitano de Kent, na Inglaterra.
Segundo análises iniciais, a flauta seria oriunda do período entre os séculos 12 e 15, e, de acordo com a mensagem divulgada pelo Costwold Archeology, estaria "notavelmente bem preservada" para sua idade.
O instrumento musical possui cinco orifícios na porção superior, e mais um na parte inferior, presumivelmente para o polegar. Ele não conta, todavia, com a presença de um bocal, de forma que esse pedaço do objeto provavelmente se partiu em algum ponto de sua trajetória.
A pesquisa sobre esse lindo objeto está em andamento, mas acredita-se que seja uma 'flauta fipple' (uma classe de instrumento que inclui a flauta doce moderna)", explicaram ainda os arqueólogos no comunicado ao público.