Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Filho da princesa da Noruega é preso suspeito por estupro

Marius Borg Høiby, de 27 anos, é o filho mais velho da Princesa Herdeira da Noruega, Mette-Marit, e se envolveu em polêmicas recentes

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 19/11/2024, às 08h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marius Borg Høiby - Getty Images
Marius Borg Høiby - Getty Images

Na noite desta segunda-feira, 18, o filho mais velho de Mette-Marit, a princesa herdeira da Noruega, foi preso por suspeita de se envolver em um estupro. Marius Borg Høiby nasceu em 13 de janeiro de 1997, sendo fruto de um relacionamento anterior ao casamento de Mette-Marit com o príncipe herdeiro do trono norueguês, Haakon.

Segundo comunicado da polícia, Høiby é suspeito de violar o código penal "que diz respeito à relação sexual com alguém que esteja inconsciente ou, por outras razões, incapaz de resistir ao ato. O que a polícia pode dizer sobre o estupro é que se trata de um ato sexual sem relação sexual. A vítima teria sido incapaz de resistir ao ato".

Vale mencionar que Marius Borg Høiby e seus meio-irmãos — a princesa Ingrid Alexandra, de 20 anos, e o príncipe Sverre Magnus, de 18 — foram criados juntos por Mette-Marit e Haakon. No entanto, ao contrário dos demais, o rapaz que foi preso não exerce nenhum papel público oficial como membro da realeza.

+ Homem preso na Noruega tinha endereços de membros da monarquia

Fotografia da família real da Noruega, com Marius Borg Høiby ao fundo / Crédito: Getty Images

Entenda o caso

Toda a polêmica começou no início de agosto, quando Høiby foi detido após um incidente noturno no apartamento de uma mulher em Oslo, que o acusou de causar danos corporais a ela. Vale mencionar que os dois mantinham um relacionamento. Conforme repercute o The Guardian, nessa ocasião, a polícia encontrou uma faca enfiada em uma das paredes do quarto da mulher.

Em setembro, Høiby foi preso mais uma vez, após violar uma ordem de restrição. E nessa segunda-feira, ele foi preso em um carro com a suposta vítima do incidente de agosto. Vale mencionar ainda que a polícia também pontua que o primeiro incidente, de agosto, também envolvia suspeitas de abuso doméstico. Porém, até o momento não foi decidido se Borg Høiby será mantido sob custódia ou não.